Dicas
Acendendo a churrasqueira
29/09/2009
 
Lembre-se que lidar com fogo exige certos cuidados de segurança, para evitar acidentes ou ferimentos. Uma pequena fagulha que caia num frasco de álcool pode causar uma explosão. Um simples pedaço de plástico que caia dentro de uma churrasqueira provocará a liberação de gases tóxicos que poderão causar mal estar e dor nos olhos de quem estiver por perto. Antes de acender o fogo, verifique se não há crianças por perto, nem qualquer produto inflamável.

Para acender a churrasqueira, NUNCA use produtos tóxicos como gasolina, querosene, óleo diesel ou outros produtos inflamáveis diretamente no carvão, pois você poderá causar uma explosão e se queimar gravemente. Existem diversas formas seguras de acender o fogo com segurança.

Compre apenas carvão de boa qualidade, preferindo o que tem pedaços grandes pois estes permitem a circulação de ar. Se o carvão tiver muitos pedaços finos, deixe queimar um pouco, mexendo no fogo para que estes farelos queimem primeiro (mas sempre antes de colocar a carne). O carvão precisa estar bem seco e deve ser colocado no centro da churrasqueira. Alguns churrasqueiros preferem colocar o carvão em apenas uma lateral da base da churrasqueira, para que sobre um espaço sem brasas que pode ser utilizado no caso de ser preciso deslocar a carne para que não queime.

Uma das formas de se acender o braseiro é forrar a churrasqueira com uma camada fina de carvão e preparar vários rolinhos de papel de jornal, dispondo aproximadamente oito rolinhos em uma direção e oito perpendicular aos mesmos, formando uma espécie de grade. Tape com mais carvão e despeje três tampinhas da álcool por cima. Nunca leve o frasco de álcool para perto da churrasqueira. Jogue um fósforo aceso sobre o local, e afaste-se imediatamente. Faça vento com um jornal dobrado ou com um fole, para atiçar as brasas.

Um outro sistema é preparar um canudo de jornal, que deve ser feito da seguinte forma: ponha várias folhas de jornal, papelão ou papel sobre a mesa, e com o auxílio de uma garrafa enrole o papel formando um canudo (sem fechar as extremidades). Retire a garrafa e coloque este canudo de papel no meio da churrasqueira, envolvendo o canudo com carvão por fora e um pouco por dentro. Em seguida, ponha fogo no canudo. É um método eficiente e seguro.

Existem também à venda em supermercados ou lojas especializadas acendedores de churrasqueira, cujas instruções estarão na embalagem.

E como saber se as brasas estão no ponto certo para começar seu assado? É só observar quando o carvão estiver coberto por igual de uma camada de cinza branca, sem chamas ou fumaça, com temperatura elevada, o que pode levar de 20 minutos a meia hora. O carvão já terá queimado totalmente e liberado toda a fumaça inicial que pode dar cheiro e gosto na carne (se utilizar-se o braseiro muito cedo). Saber aguardar o momento em que o braseiro estiver pronto é uma etapa bastante importante, pois lembre-se: a labareda é um dos motivos pelo qual o churrasco fica queimado. Portanto, é importante que a temperatura esteja bem alta quando você puser as carnes, para que o calor toste e sele a superfície da carne, porém sem labaredas que queimam a carne.
 
 
27 comentários para "Acendendo a churrasqueira"
13/12/2009  lu
issso a eeeee
 
13/12/2009  ga
sgh whmn f hfvk6ebp 8tcg
 
10/05/2010  william de oliveira
Desde que aprendi,nunca mais uso outro método para acender minha churrasqueira que é muito simples,rápido e sem fumaça, que obviamente e despreendida com o uso de jornal.
Ai vai:Despejar uma quantidade boa de carvão na churrasqueira reservando algum carvão para a manutenção do braseiro,faça uma pilha de carvão no centro.Agora vem a parte boa, porque não precisa ficar abanando para acender e nem os convidados te sacaneando querendo chamar os bombeiros para apagar o fogo por causa da fumaça que o jornal solta.
Em um copo de vidro coloque açúcar um pouco acima do meio e despeje alcool até a boca, misture bem com uma colher.Derrame essa melaço sobre o carvão,tire as crianças de perto e ateie um fósforo de preferência aceso e pronto, o açúcar vai caramelizando sobre o carvão em chamas sem contar com o cheirinho gostoso que fica no ar, meu irmão é só partir pro abraço, abrir uma gelada e curtir o momento.Fui,deu água na boca.
Um forte abraço,
William
 
25/11/2010  Luiz Antonio
Nada de álcool, pão velho, jornal velho, nada destas porcarias!

1 - Despeje o carvão na churrasqueira e arrume de modo a formar uma espécie de "cabana";
2 - Pegue duas ou tres folhas de papel toalha e faça uma bola, jogue um pouco de óleo de cozinha nessa bolota;
3 - Coloque a bolota na tal "cabana"e cubra com alguns pedaços de carvão.

Pronto é só acender, que funcionará como uma tocha de balão, sem fumaça, sem perigo e sem precisar nem abanar!
 
29/12/2010  Carlos Rockenbach
Também sugiro, de acordo com o que aprendi quando fiquei dois anos fazendo doutorado no Irã, é usar dois litros de gasolina e 04 quilos de pólvora... não há carvão que não acenda. Pode tentar que vai dar certo.

Um abraço, direto daqui do Céu...
Roquinho.
 
19/02/2011  adriana hipolito quilião
Dicas de uma gaúcha e churrasqueira dos pampas...aqui em Brasília
Seu churrasco nunca vai ser o mesmo, sem trabalho de acender a churrasqueira...anotem...
Espalhe uma generosa camada de um bom carvão no fundo churrasqueira, pegue o alcool(96%) , não vale aquele alcool fraco usado para limpeza, coloque em um copo 150 ml +ou-, jogue sobre o carvão, espalhe geral, espere por um minuto, tu vai ouvir uns estralos e o carvão absorvendo o alcool, se afaste um pouco da churrasqueira e atei fogo...é só esprerar que braseiro vai ficar lindo...agora é só espetar um boa picanha e saboreá-lá.
Abraços
 
04/04/2011  Leonardo
Sempre que eu leio essas dicas de acender fogo dou muita risada.

Vento? Só se for o minuano pra levar a fumaça pros vizinhos sentirem o cheiro bom d oteu churrasco?

Alcool? Só se for da caipirinha ou da ceva que tu vais tomar.

A dica é roletes de jornal enrolados numa garrafa no fundo da churrasqueira. Após formar uma pilha de carvão retira-se a garrafa, formando um vulcão. Jogue um fósforo aceso e vá abrindo uma geladinha, pois não é preciso abanar nem explodir nada com alcool.

Abraço a todos!
 
09/06/2011  Antônio
Minha dica seria...!!!
Muito simples,

Com apenas uns 50 cm de papel higienico enrolados e um pouco de oléo de cozinha.

É só colocar o papel úmido do oléo entre o carvão e atear fogo.

Sempre fiz assim.

Boa sorte!!!
 
26/07/2011  Joao
Eu faço igual ao Hipolito, jogo o alcool e espero o carvão absorver (1 minuto, 1 minuto e pouco, calma não vai evaporar tudo, só o que está por cima). Depois dos estalos, acendo. Como os gases da evaporação já sairam, não ocorrem aquele famoso "bum" que todos temos medo. Acende tranquilo e é esperar tomando uma geldinha.

Brasa de qualidade com segurança.

Abraços.
 
24/08/2011  Rafael Spagnol
Bem eu uso um m[etodo que aprendi ha algum tempo,e o seguinte

-Oleo faz muita fumaca
-Alcool pode pegar fogo em tudo
-Papel faz fumaca e libera produtos toxicos do papel
Mas precisamos de algo para das a combustao no carvao.Entao temos que utilizar um dos componentes acima.
Dou preferencia ao alcool,jogo sobre o carvao e espero um pouco para ser sugado pelo carvao e uso um segredo,uso alguns pedacos da banha da carne e espalho sobre o carvao,da mesma forma que a banha cai na brasa e faz labareda essas fatias de gordura alimentarao o fogo,sem falar no cheiro que da! todos vao ficar com agua na boca.

Abraco.
 
12/10/2011  carlos
o melhor e o oleo e o papel higienico so um pedacinho e puft, so bebemorar...
 
08/11/2011  André
oi tenho um metodo que niguem citou coloca mei saco de carvão bem entravado abre uma toca de coelho nele bota meio pão frances empurrando o miolo para abrir lugar pra colocar alcool ou canha 100% acende e coloca uns carvão pór cima e ta feito o braseiro se quer acelerar o processo pega o bixo que sopra os cabelo das prenda e dale minuano nele, espero ter colaborado tche se faz como tu quer.
 
11/11/2011  Marcelo
Churrasco sem fumaça? Compre uma churrasqueira elétrica ou a gás...
 
22/01/2012  Murilo Soethe
Ai vai a minha dica:
Corte a latinha de gelada que tu já bebeu
coloque no fundo da churras com alcool
faça uma cabaninha de carvão encima da latinha
e dale fogo.
É da hora tche,mas bahhh como pega fogo.
 
28/01/2012  MOISES ALONSO RIBEIRO
Vc pode adquirir 02 copos descartaveis americanos (esses de festa infantil) ou a base de 02 garrafas pet de regrigerante(cerca de 03 dedos)junta-los no centro da churrasqueira e colocar cerca de 02 dedos de alcool em cada, cercando-os com carvão; depois atear fogo em ambos os copos tomando os cuidados devidos, junte os carvões por cima dos copos cuidadosamente é só esperar uns minutos. O copo vai derretendo lentamente e acendendo o carvão.
Algumas abanadas e tudo pronto!


Um abraço e bom churrasco!
 
09/03/2012  zezinho
Pessoal,
Tá cheio de artifícios a venda para acender churrasqueiras que eu não perco mais meu tempo: papel-fósforo, bastão de álcool, gel, etc...
Abs
 
26/04/2012  rafael
uma dica para os mais inexperientes. Um amigo fez isso, fato verídico: se vc nao tiver jornal, papel higienico ou alcool é só pegar um esqueiro apertar um bom ar e pronto....rs terá fogo para acender o carvão.
 
08/05/2012  André Valadares Alves
PEGUE UM MAÇARICO E MANDA VER !!!
 
19/08/2012  Marcos Santos
Sempre uso barras de combustível nuclear usadas que guardo em minha piscina. Na hora do churrasco, tiro as barras revestidas de zirconio da piscina e coloco em baixo do carvão até elas atingirem a temperatura de 600C e acenderem o carvão. Pego as barras com uma torquês e jogo de novo na piscina.
A grande vantagem é que hoje posso fazer churrascos a noite com muita economia de energia, porque fica tudo brilhando no escuro: churrasqueiro, churrasqueira, espetos, grelhas, carvão, carne,
e uma beleza!

 
23/08/2012  Vagner Carneiro
Eu fiquei impressionado com a eficiência da dica do Luiz Antônio. A tal da cabaninha de carvão com a bolinha de papel-toalha embebido com óleo é fora de série. Valeu!
 
17/11/2012  PH
Churrasco sem fumaça não é churrasco! Álcool, óleo, papel, pão... todos os métodos são eficientes. O importante é o trem pegar fogo!
 
01/05/2013  GERSON RAMIRES
Método fácil pra acender a churrasqueira sem usar ÁLCOOL, mesmo sendo fraco hoje incentiva as crianças ao perigo, Então vamos lá,todos têm em casa óleo de cozinha e papel higiênico; Pegue o papel higiênico e dê cinco voltas em torno da mão, retire e faça em uma das pontas do papel enrolado torça até ficar parecendo uma tocha ou flor em cima, coloque um pouco de óleo de cozinha sem encharcar, umas três colheres de sopa, coloque entre os carvões duas ou três tochas de papel higiênico com óleo, depois acenda com um palito de fósforo as bordas da tocha, coloque alguns carvões por cima e só, 3 minutos esta um braseiro.
 
06/05/2013  Humberto antonio aguilheira
Pegue um copo descartavel coloque 100ml de alcool em seguida megulhe um bom pedaço de carvao e deixe por 3 minutos depois pegue os carvao peguenos e faz uma camada e coloca esse carvao que estava no alcool e coloque no centro da churrasqueira cubra com carvao maiores e despeija o o alcool do copo em cima dos carvao e so acender e espera por 30 minutos.
 
09/05/2013  ailton reis
acredito que todas dicas são eficiente,mas,ainda prefiro a minha. um pouco de alcool,em um copo plástico,coloca no meio da churrasqueira,depois cobre com carvão e ponhe fogo . fica tipo uma vela ! contra filé é uma delicia,melhor que a picanha.
 
12/06/2013  leonardo
a partir de 2013 o alcool acima de 50 está proibido de vender, temos que usar outro metodo mesmo.
 
24/06/2013  Ana Rosa de Azevedo
Adorei todas as dicas. Eu realmente não sabia .
Valeeeeeu................
 
06/10/2013  Lais Vieira Cardoso
Tentei o pão molhado no álcool, mas não era pão francês e, sim, caseiro, não deu certo, nada de pegar fogo. Tentei o papel toalha embebido em óleo e não deu certo então ouvi o meu marido e deixei ele tentar. Ele colocou uns 2 cm de vela daquelas que a gente usa quando acaba a luz no meio do carvão e foi empilhando uns pedaços de carvão em volta e uns 5/6 pedaços por cima, aí acendeu a vela e em 20 minutos já estava tudo em brasa!!!
 
Deixe seu comentário
 
  * Todos os campos são obrigatórios
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*
Mensagem:*
  Captcha

   
   
ENQUETE
Qual tipo de corte você mais aprecia?
Filé Mignon
Maminha
Patinho
Costela
Cupim
Outro
Picanha
 
Contato: (51) 3223 8531 | (51) 9207 7600
embaixador@embaixadordochurrasco.com.br