Dicas
Como acender o Fogo
31/07/2009
 
Limpar a churrasqueira, para retirar possíveis cinzas úmidas do churrasco anterior. Então, colocar o carvão no canto da churrasqueira pois assim vai esquentar também a parede lateral da mesma.

Se acender com alcool, atenção: tem que ser o de 90º graus, pois o de 46º graus tem muita água e o fogo não vai pegar. Além disso, muito cuidado com a manipulação e a quntidade, coloque aproximadamente 150 ml de alcool em um copo e derrame o mesmo no centro do carvão que está dentro da churrasqueira.

Imediatamente, antes de acender, coloque pedacinhos de gordura retirados da própria carne espalhandos sobre o carvão. Além de facilitar a propagação do fogo, pois a gordura vai derretendo e impreguinando no carvão, também funciona como propaganda do seu churrasco para a vizinhança, a fumaça vai ficar bem cheirosa.

Só coloque a carne sobre a cima do carvão quando o carvão estiver em brasa. Do contrário, o gás tóxico do carvão vai condenar o seu churrasco, causando asia e outros possíveis sintomas desagradáveis.

Quando a brasa estiver bem intensa, espalhe o carvão, nunca utilizando toda a churrasqueira, pois é aconcelhavel deixar uma parte da mesma sem chama, pra poder ter menos caloria para o joqueio no momento do preparo.

O tempo do preparo da brasa varia conforme o tipo de churrasqueira e material. Se é de latão ou alvenaria, com tijolo refrátario ou não, profundidade, abertura da boca (abertura frontal), área interna, etc.
 
 
15 comentários para "Como acender o Fogo"
02/08/2009  derli baltasar castagna paim
Para fazer o fogo de maneira que o carvão se torne brasa mais rápido, eu aboli completamente o alcool, até como medida pedagógica, no local onde se encontram leigos, crianças e às vezes pessoas idosas; com efeito, passei a usar o jornal, fazendo pequenas tiras enroladas de jornal, abraçando-as ao uma garrafa de vidro. Coloca-se o carvão no entorno do conjunto (garrafa/jornal), retirando-se, a garrafa, ficando como resíduo um cano de papel, no interior do qual se coloca um palito de fósforo para acender. É rápido, seguro, didático e faz parte, inclusive, do ritual do churrasco, junto a todos os familiares, sem o risco de acidente. Abrçs. Derli Paim
 
15/08/2009  luis antonio de leon valente
Achei muito9 bom este teu site e tenho uma sugestão para divulgares, em relação ao inicio do fogo. Utilizo para iniciar o fogo na churrasqueira, a embalagem de papelão de ovos, muito efiente e ecológico.
 
18/08/2009  FELIPE
O PROBLEMA DE USAR A RECEITA ACIMA (CAIXA DE OVO) É TER QUE CONSUMIR MUITOS OVOS PARA ACENDER CHURASQUEIRA. (NÃO FAZ MUITO BEM PARA A SAÚDE COMER TANTO OVO)
 
05/09/2009  Gilmar
Eu particularmente gosto de fazer churrasco com lenha, claro uso um pouco de carvão, até pq tenho um grade tipo parrijada como somos aqui da fronteira os Urugauios usam muito pra fazer. Então coloco lenha em cima e fogo embaixo com papel jornal quando arde...em cima da grade espanho ele cai na churrasqueira coloco espetos no canto e vou puxando brasa para baixo..barbada sem tocar fogo direto na churrasqueira depois so vou conservando o fogo com lenha e puxando para baixo do churrasco a brasa. ok.
 
18/01/2010  idiomar
eu utilizo para iniciar o fogo na churrasqueira papel higiênico e azeite, enrola-se o papel higienico na mão varias voltas e depois dobra a parte de baixo formando uma espécie de copo onde vai ser derramado uma certa quantidade de azeite, ai então é só acender o "copo" largar carvão por cima e aguardar a propagação do fogo...
 
25/01/2010  Mauro Camargo
Olá Idiomar,gostaria de acrescentar alguns comentarios sobre a sua dica,concordo que o azeite facilita a propagação do fogo pois ele impreguina no carvão e mantei a combustão por mais tempo,só que é possível que essa fumaça proveniente da queima desse òleo interfira no paladar do assado,minha sugestão é que utilize a própria gordura picada da carne espalhando-a pelo carvão e depois utilizar alcool 90º(100 ml espalhados sobre o carvão e acesso após 3 minutos) a gordura vai derretendo e penetrando no carvão e liberando aquele cheirinho de churrasco para a vizinhança....
Atenciosamente
Mauro Camargo
 
19/03/2010  FABIO SILVA
Boa Tarde.

Gostaria de saber se conhece algum tipo de acendedor de churrasqueiras feito a partir da casca de coco seco.

Att,
Fabio Silva
 
21/06/2010  joao francisco duarte
A fumaça do carvão para churrasco quando é queimado contém toxinas?
 
26/12/2011  ricardo
Utilizo o método do Idiomar, porém utilizo óleo de cozinha (soja)....e a mensagem do Mauro não está correta pois o efeito do óleo/azeite nesse caso naum afeta o sabor do churrasco uma vez que a carne somente é posta pra assar no momento da brasa, qdo o oléo já fora consumido. abraço
 
08/01/2012  Rafael Zanatta
Uso muito alcool em gel em um copinho no fundo da churrasqueira, aí é só fazer o monte e boa...
Se o carvão for uniforme como o carvão Brasa Verde feito da casca de coco, melhor ainda, fica mais fácil de manusear...
E é claro, nada de ficar abanando... deixa virar brasa sem pressa!
Abraços.
 
09/12/2012  eduardo debus da silva
nao sou muito esperiente no churrasco mais estou praticando
 
22/02/2013  anderson dias
buenas amigos!!minha sugestão para acender o fogo,é de um foguito com lenha,gravetos,e materias que se encontram em nossas residencias,papeis,restos de caixas de madeira,ate porque nunca se esqueçam que muitas churrasqueiras podem ter vazamentos de águas das chuvas e pequenas infiltrações,assim com este pequeno fogo pode se secar a churrasqueira e fazer uma boa acomodaçõa e queima do compadre carvão,o recebendo em sua nova morada(churrasqueira) nada melhor que brasas ja prontas pra receber o carvão cru! um forte abraço deste amigo poeta,guitarreiro e muitas vezes assador!!!
 
15/10/2013  Annynha Medeiros
Esse site nos ajudou bastante pois ficamos quase 2 horas tentando acender a churrasqueira e a casa ficou com muita fumaça ...
 
27/01/2014  Fabrício
Temos uma empresa que trabalha com oque à De melhor para churrasco a lenha .www.lenhacarvari.com.br
 
27/04/2014  Willar
Olá, todos os comentarios tem um pouco de verdade é claro, e uma experiência que ganhei aqui com a minha churrasqueira que é de alvenaria com refratario é que temos que ver primeiramente a umidade dentro dela causada pela chuva, eu coloco lenha até seca-la bem e só depois entro com o carvão, as vezes o fogo custa pra pegar e temos que ver tambem a entrada de ar, pois sem ar não pega fogo!! fica minha dica ai! abraços a todos e bom churrasco.
 
Deixe seu comentário
 
  * Todos os campos são obrigatórios
Seu nome:*
E-mail:*
Cidade:*
Mensagem:*
  Captcha

   
   
Contato: (51) 3223 8531 | (51) 9207 7600
embaixador@embaixadordochurrasco.com.br
hotmail iniciar sesion hotmail en registrarse hotmail correo outlook iniciar sesion facebook registrarse crear cuenta gmail